Micro Centro de Estudos em Projeções

 

2016. Lanterna ótica, Diafilmes, Cavernas Óticas, Apresentação Cavernas Óticas e Documentos históricos .

Projetos realizados durante o VI Bolsa Pampulha.

Fotos: Documentação no espaço expositivo. 6a edição do Programa Bolsa Pampulha. Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, MG, Brasil. Outubro, 2016.

Micro Centro de Estudos em Projeções

 

Lanterna ótica

2016. Madeira, lentes, e alumínio. Sistema de ventilação e iluminação através de led. 20x 15 x 20 cm.

 

Reprodução do modelo da lanterna ótica alemã Pouva da década de 1950. Modelo a partir de marcenaria e alumínio. Para a utilização de películas 135mm.

Micro Centro de Estudos em Projeções

Diafilmes

2016. Tipografia e Risografia. Impressão em papel pólen. 22x10cm (formato fechado).
 

Reprodução de livretos baseados nos produzidos pelo ICNE (Instituto Nacional de Cinema Educativo) para Diafilmes. Cada um dos livretos apresenta um conteúdo distinto criado pela artista:

Os afãs: Livre tradução dos fragmentos do texto de Adolfo Bioy Casares, Los afanes.

Deserto: Poema.
Projeção: Ensaio textual sobre a condição técnica e sensorial das imagens projetadas.

Histórico: Aspectos históricos da imagem projetada em especial os Diafilmes do ICNE e ICN. Cavernas óticas: História ficcional.

 

* O MAR: Trata-se do único livreto original apresentado na foto acima. O Mar foi produzido em 1964 pelo ICNE e serviu de modelo para a produção dos demais títulos elaborados para o projeto.

Micro Centro de Estudos em Projeções

 

Cavernas óticas​

2016. Slideshow e livreto impresso. 40 diapositivos 35mm em looping acompanhado de impresso 22x10cm (formato fechado). Dimensões variáveis.

Trata-se de uma sequência de fotografias da segunda metade do século XIX que narra a exploração de uma das maiores cavernas do mundo. Junto com esse material é apresentado um livreto, baseado nos impressos do Instituto Nacional de Cinema Educativo, e relata a história das Cavernas Óticas. A narrativa mescla dados ficcionais com parte da história da exploração espeleológica em Minas Gerais e conta sobre uma suposta descoberta de uma cavidade semelhante a uma câmera escura.

Micro Centro de Estudos em Projeções

Apresentação Cavernas óticas​

2016. Aula-performance. Apresentação do slide-show e leitura do livreto Cavernas Óticas.
 

A ação foi realizada no dia da abertura da exposição do VI Bolsa Pampulha e propunha a leitura e exibição do conteúdo de imagem e texto da obra Cavernas Óticas.
 

A história, elaborada pela artista, contava sobre a descoberta de uma caverna na região que funcionaria exatamente como uma câmera escura.

 

O formato de apresentação, o discurso, bem como os materiais de imagem e o livreto, mimetizam os formatos utilizados durante os anos 30, 40, 50 e 60 para a divulgação de conhecimento em salas de aula no Brasil. Dessa forma, produzia-se uma dúvida sobre a veracidade do conteúdo que estava sendo apresentado em um modelo de seminário/aula.

Fotos: Documentação no espaço expositivo. 6a edição do Programa Bolsa Pampulha. Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, MG, Brasil. Outubro, 2016.

Micro Centro de Estudos em Projeções

 

Documentação histórica

2016. Diafilmes 135mm, livretos originais do INCE e INC, catálogo INC, lanterna Pouva.

 

Documentos históricos para serem exibidos no Setor Educativo do museu.

Fotos: Documentação no setor educativo do museu. 6a edição do Programa Bolsa Pampulha. Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, MG, Brasil. Outubro, 2016.