<<

 

 

The work appearing in your memory is not mine

2018. Exposição individual da artista Maura Grimaldi na Galeria Virgílio em São Paulo, Brasil. De 11 de agosto a 06 de setembro de 2018.

Para a sua primeira exposição individual, Maura Grimaldi apresenta objetos, projeções, fotografias e intervenções no espaço expositivo da galeria. A artista articula sua produção a partir das discussões ao redor da formação da imagem, seja no espaço psíquico ou retiniano, e a relaciona com a materialidade das mídias analógicas e das películas.

O interesse pela história, usos e funções dos dispositivos óticos, bem como pelo vocabulário relacionado a eles, serve como catalisador para o desenvolvimento de seus projetos.

O título da exposição refere-se a uma troca de emails entre Maura e outra artista que, quando consultada sobre um trabalho específico que Maura acredita ser de sua autoria, responde: “First of all I think I will have to disappoint you, the work appearing in your memory is not mine”.

Fazendo uso da ficção e de teorias científicas do século XVIII e XIX, a exposição discute questões relacionadas à hipnose, mesmerismo, catarse e influência, para refletir sobre a nossa percepção diante dos diferentes mecanismos de aparição imagética. 

Com texto e interlocução de Julia Coelho, essa será a segunda vez que as duas trabalham juntas.

“Trata-se de traduzir, de fazer a passagem, de incorporar. São objetos que viram imagens projetadas, imagens projetadas que viram fotografias, fotografias que viram estampas de camisas, estampas que viram retalhos de tecido. Uma idéia visual que vira uma idéia musical. Uma força terapêutica e magnética que, banida dos consultórios médicos, reaparece em salas de cinema”.

maura-grimaldi-poster-a2-sa.jpg
maura-grimaldi-poster-a2-sa.gif

 

 

The work appearing in your memory is not mine

2018. Poster e texto de sala para o filme e exposição. Em colaboração com Julia Coelho.

Para baixar clique sobre a imagem.

 

 

The work appearing in your memory is not mine

2018. Frames do filme gravado a partir de película colorida 16mm.