Micro Centro de Estudos em Projeções - MCEP

2016/2017. O Micro Centro de Estudos em Projeções é uma instituição fantasmática destinada à pesquisa, coleção, colaboração e experimentação do universo das projeções. Operando desde 2016, o MCEP foi criado pela artista Maura Grimaldi.

Marginália - Revista Terremoto

 

2017, Junho. Ocupação virtual pelo MCEP nas mídias socias da revista mexicana Terremoto.

 

Ao ser convidada para participar do projeto de lançamento do número #25 da revista online mexicana Terremeto, a artista Maura Grimaldi propôs a participação do Micro Centro de Estudos em Projeções. Na ocasião foi pensada uma sequência de imagens, que seriam publicadas diariamente durante um mês, nas plataformas digitais desse periódico virtual.

 

Para tanto, o MCEP fez uso de fotogramas dos diafilmes - películas positivas 135mm utilizadas no âmbito escolar - criadas pelo Instituto Nacional de Cinema (Educativo). Entre os inúmeros títulos temáticos e imagens, foram selecionadas aquelas que remetiam-se a ideia de projeção, e que pudessem estabelecer um diálogo e uma sequência quando vistas em conjunto.

Para mais informações:

http://terremoto.mx/marginalia-junio-2017/

Fotos: Documentação na página de mídia social da revista Terremoto. Junho, 2017.
 

 

PIMASP + Janina Mcquoid: 12horas de caminhada

2017, Junho. Colaboração com a artista brasileira Janina Mcquoid no evento “12 horas de caminhada“* - PIMASP.

 

"12 horas de caminhada" tratou-se do evento de conclusão do Programa Independente do Museu de Arte de São Paulo - PIMASP, orientado pelos curadores Adriano Pedrosa e Tobi Maier. Tal programa previu o acompanhamento de 12 participantes, entre pesquisadores e artistas, durante um ano dentro do MASP para a discussão de projetos em uma espécie de laboratório crítico.

 

Desse processo, surgiram algumas parcerias, entre elas as artistas Janina Mccquid, Maura Grimaldi e a pesquisadora Julia Coelho trabalharam juntas.

 

Na ocasião de encerramento, Janina propôs a exibição de parte da coleção da SlideLibrarie do Art Institute of Chicago que havia sido descartada pela instituição. Enquanto isso, a artista Maura Grimaldi propôs que o Micro Centro de Estudos em Projeções colaborasse através de toda a assistência, suporte técnico e colaboração na seleção e edição das imagens.

* Evento público ocorrido no dia 03 de junho de 2017 em São Paulo.

 

 

Lançamento página virtual + IX Ateliê Aberto

2017, Junho. Lançamento da página em mídia social na ocasião do IX Ateliê Aberto dentro do programa Pivô Pesquisa em São Paulo, Brasil.

https://www.facebook.com/microcentrodeestudosemprojecoes/

 

 

Carlos Monroy na VERBO 2017 | Galeria Vermelho

2017, Julho. Colaboração com o artista colombiano Carlos Monroy em sua ação "Re-Formando a Fé: 33 Reformances invisíveis"  na ocasião da VERBO 2017, na Galeria Vermelho, São Paulo, Brasil.

O MCEP assinou um dos textos cedidos ao artista para a sua performance.

 

 

Maya Luxemburg na Galeria Millan

2017, Março. Colaboração com a artista brasileira Maya Luxemburg na ocasião da exposição coletiva "Retratos", curadoria de Rafael Vogt Maia Rosa, na Galeria Millan, São Paulo, Brasil.

A presença do MCEP aparece nesse projeto como paratexto na legenda do trabalho.

A Queda

2016/2017. Políptico. Fotografias e intervenção no jornal O Estado de Minas (MG, Brasil). Dimensões variadas.

A Queda surge de uma intervenção no jornal O Estado de Minas. Originalmente, a coluna é dedicada a divulgar trabalhos artísticos, no entanto, após conversa com o editor responsável, foi negociada a publicação de uma entrevista falsa. O diálogo narra a história de uma queda a partir de uma rocha.

Fotos: Documentação do espaço expositivo - Galeria Zipper, São Paulo, Brasil, recorte de jornal onde foi publicado A Queda (O Estado de Minas) e divulgação do trabalho e exposição (Folha de São Paulo). Janeiro, 2017.