Ronda- Parte 1

http://rondaparteum.wix.com/rondaparteum

2014/2015. Em co-autoria com Flora Leite. 2014. Construção de farol deslocado para uma cadeia de montanhas em Minas Gerais. Dimensões variáveis. Vídeo, fotografia, texto, desenhos, peças gráficas e/ou outros.

 

Nesse trabalho, a estrutura náutica de um farol foi deslocada para as montanhas do interior do sul de Minas Gerais. As artistas desenharam e construíram uma peça tridimensional móvel, portátil e automática que foi levada sucessivas vezes ao Pico do Selado, divisa do estado de Minas Gerais com São Paulo (Brasil). Durante o período de seis meses as artistas passaram noites operando o farol em aproximadamente 5 expedições distintas.

 

O interesse no farol residia no fato dele ser algo capaz de contemplar tanto o universo dos instrumentos óticos com seu aparato de projeção (espelho, luzes e lentes) quanto na dimensão simbólica desse dispositivo que serve para guiar navios à terra com segurança.

 

Dessa pequena epopéia, surgiram uma série de trabalhos de fotos, vídeos, textos, desenhos, objetos e publicação. Entre eles está este ensaio fotográfico em preto e branco feito a partir de negativo 120mm que buscou ao mesmo tempo registrar e criar uma memória sobre o projeto, ao mesmo tempo em que ganhava autonomia plástica em si. O ensaio fotográfico, assinado por Maura Grimaldi, assimila os erros, imperfeições e imprevistos possíveis de estar em um ambiente praticamente infotografável por dispor de pouca ou nenhuma luz. Igualmente reflete sobre a construção da paisagem, explorando as coincidências de composição dentro do próprio rolo de filme e compondo em um único fotograma diferentes desenhos das vistas.

Fotos: 2015, Agosto: Ronda - Parte 1. Fotografias a partir de filme 120mm feitas por Maura Grimaldi.

 

Exposição: Ronda- Parte 1

Fotos: Documentação do espaço expositivo. Casa Tomada, São Paulo. Agosto, 2015

Ronda- Parte 1​. VÍDEO 1B

http://rondaparteum.wix.com/rondaparteum

2014/2015. Frames do vídeo 1B. Em co-autoria com Flora Leite. 2014. Video 1B. 12min. ~350 x190 cm

Realizada a partir do projeto Ronda – Parte 1, a obra 1B trata- se de uma vídeo-instalação que projeta uma seqüência de diversos movimentos do farol.

 

A trilha sonora é divida em duas faixas em duas caixas de som distintas: de um lado o som direto, gravado com o farol na mata, e de outro uma trilha instrumental, partindo de acordes sucintos coincidindo com o tempo estabelecido pela rotação do farol.